JORNET - Jornal Escolar AEJMS
Sem registos.
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Na EB 1 de Batudes aconteceu…

Jul/2016 por EB 1 de Batudes



Terminado mais um ano letivo, é tempo de se fazer um balanço dos projetos desenvolvidos, das práticas implementadas, dos resultados alcançados…
Ao longo do ano foram diversas as atividades concretizadas no âmbito do Plano Anual de Atividades e que contaram com o entusiasmo e a participação de todos os elementos da comunidade educativa.
Destacamos a realização de diferentes iniciativas em torno do projeto “Eu Participo…Agir pelos Direitos”, desenvolvido em parceria com o Gabinete de Participação da Câmara Municipal de Palmela (Dr.ª Cristina Correia) e do Comité Nacional da UNICEF, representado pela Dr.ª Rosa Coutinho. Este projeto iniciou em 2011 na Escola Básica de Batudes, contando hoje também com a envolvência de um grande número de alunos de outros estabelecimentos de ensino do Concelho de Palmela, que têm tido a oportunidade de conhecer mais de perto a “Convenção dos Direitos da Criança”, aprendendo dia-a-dia a trabalhar em equipa, a respeitar e a aceitar a opinião dos outros e a saber intervir de forma oportuna e ativa numa sociedade em constante mudança.
Salientem-se todas as iniciativas levadas a efeito no âmbito deste projeto e que tiveram sempre como principal objetivo contribuir para a formação das nossas crianças, tornando-as mais conscientes da sua cidadania e da importância da sua intervenção na comunidade envolvente.
Neste âmbito, realizaram-se jogos, plenários/assembleias de turma e outras atividades, como a cerimónia dos “Padrinhos e Afilhados”, envolvendo todos os alunos da escola.
No dia 7 de junho, decorreu na nossa escola uma sessão sobre os “Direitos da Criança”, com a realização de entrevistas e filmagens dinamizadas em parceria com o Comité Nacional da UNICEF e que se destinam à elaboração de um vídeo, a nível internacional.
Em todas as atividades desenvolvidas os alunos participaram com muito interesse e empenho, tendo as mesmas contribuído para o seu desenvolvimento pessoal e social e para uma melhoria do seu comportamento. Estes momentos facilitaram também a socialização e levaram os alunos a mudar as suas atitudes e formas de ser e de estar e a tomarem consciência de que a sua opinião é muito importante.
Foi com muita alegria e orgulho que recebemos a notícia de que o projeto “Eu Participo…Agir pelos Direitos” tinha ganho um prémio internacional - uma Menção Especial, na Xª Distinção de Boa Prática Cidadã, por parte do Observatório Internacional de Democracia Participativa. Segundo este organismo, este projeto é inovador e muito especial, porque nele se trabalha a participação das crianças. Os nossos alunos sentiram-se muito felizes, pois para além de um Certificado atribuído à Escola, cada um deles foi premiado com um crachá identificativo do projeto. Por sua vez, os alunos do 4º ano, por ser o seu último ano nesta Escola, levam consigo uma missão muito importante: serem “Agentes Eu Participo” – missão simbolizada por um cartão pessoal.
Afinal, este prémio é extensivo a todos: alunos, professores, pais, assistentes operacionais, autarquias e a todos quantos connosco colaboraram de diferentes formas, sempre com grande empenho e dedicação na defesa desta causa. Estamos certos de que a nossa Escola se tornou um espaço de partilha onde as nossas crianças dizem ser muito felizes, pois sentem-na como sua segunda casa.
Graças às atividades desenvolvidas, hoje as nossas crianças sabem um pouco mais sobre os seus direitos e conhecem melhor o Poder Local. Eles sentem-se de facto agentes “Eu Participo”, estando muito orgulhosos por isso.
Foi um ano de muito trabalho, mas a recompensa está à vista: mais um prémio.
Desta vez ganhámos o 1º prémio na modalidade ilustração do “Conto Caramelo, sobre Caramelos e Caramelices” - iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal de Pinhal Novo e dirigida às escolas do 1º Ciclo do Concelho de Palmela.
Ainda, no âmbito do Plano Anual de Atividades, inserido no tema ”Danças, Cantares e Tradições”, no dia 8 de junho, promovemos a valorização das raízes e tradições caramelas, participando nas Festas Populares de Pinhal Novo com a apresentação de uma Dança Folclórica, em que intervieram todos os alunos da Escola Básica de Batudes.
Um agradecimento muito especial aos encarregados de educação e outros familiares que nos acompanharam neste percurso, nomeadamente aos avós que voltaram à Escola e nos ajudaram a construir os “Brinquedos do Tempo da sua Infância”.
Sentimos com esta iniciativa que quando as coisas são feitas com amor e dedicação se tornam momentos inesquecíveis e espetaculares. As nossas crianças fizeram-nos acreditar, a nós professores, que não há impossíveis.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top