JORNET - Jornal Escolar AEJMS

1º Ciclo

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Iluminuras – o papel e a tinta

Jan/2024 por EB Alberto Valente - 4ºN



A turma do 4º N da EB Alberto Valente participou na atividade “Iluminuras”, dinamizada pelo serviço sócioeducativo da CMP, na biblioteca da escola, no dia 10 de janeiro de 2024.

Os alunos aprenderam os ofícios que antigamente se dedicavam ao fabrico dos livros.O pergaminheiro preparava o pergaminho que era uma folha feita com a pele dos carneiros, das ovelhas ou das cabras. O copista escrevia o texto no pergaminho. O iluminador ilustrava os livros com tintas feitas de plantas, de animais ou de minerais.Utilizava-se muito o ouro que refletia a luz derivando daí o nome de iluminuras. O encadernador encadernava os livros e a capa era feita com pele de vaca por ser mais dura.

Antigamente as folhas dos livros chamavam-se fólios e os livros tinham o nome de volume ou códice. Os códices eram produzidos nos mosteiros e copiados pelos monges copistas. A letra inicial dos parágrafos chamava-se capitular e era desenhada com flores, ramagens ou arabescos.

As tintas precisavam de vinagre para durarem mais tempo e para ajudar a manter a cor. Pintava-se com penas ou com canas de junco e de bambu que eram afiadas pelos próprios copistas e iluminadores.

Um livro demorava muitos dias e até meses até estar pronto.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top