JORNET - Jornal Escolar AEJMS
Sem registos.
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Cantar as Janeiras e Reis (Reisadas)

Jan/2024 por Jornet



Desde os tempos mais remotos que as tradições das Janeiras e Reisadas se assumem como tradições populares com raízes históricas, cantadas desde o passado, tendo chegado ao dias de hoje.

São tradições ancestrais que se crê terem origem nas strenas romanas, em que se celebravam os deuses pagãos e eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano. Eram igualmente rituais relacionados com o deus Jano ou Janua, que estará na origem da palavra (e mês de) janeiro, que significa porta, entrada.

Assim, as Janeiras foram apropriadas pela Igreja e pelo catolicismo e são tradições ligadas à quadra natalícia. Conjuntamente com os Reis representam peditórios cantados, geralmente entre o Ano Novo e o Dia de Reis Magos (dia 6 de janeiro). Ambas, Janeiras e Reisadas são tradições muito semelhantes, cantadas por toda a Europa, que têm como pretexto o ano novo (Janeiras), bem como a invocação da visita dos três Reis Magos (Reis ou Reisadas).

Cantar as Janeiras e as Reisadas é de facto uma tradição enraizada entre nós, que consiste em entoar pelas ruas músicas e cantares, anunciando o nascimento de Jesus Cristo e desejando um Feliz Ano Novo por todas as casas de “candeia acesa”.

Podem ser utilizados instrumentos musicais, como a pandeireta, flauta, viola, acordeão e bombo no acompanhamento. As músicas são normalmente conhecidas e a letra varia de localidade para localidade.


Atualmente a tradição mantém-se viva por parte de grupos musicais: grupos corais e de cantares, bandas sinfónicas, universidades séniores, associações recreativas, instituições de solidariedade social, escolas… um pouco por todo o país cantam as janeiras, sendo bastante divulgadas as Janeiras que se cantam ao Presidente da República no Palácio de Belém, todos os anos.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top