Mar/2023 por EB salgueiro Maia - 4ºG
Era uma vez um palhaço muito engraçado que se chamava Tristoleto.
Ele sentia-se triste, e daí o seu nome. Usava uns calções que segurava com suspensórios e uma camisa com cores. Tinha um nariz grande, redondo e vermelho. Pintava a cara de branco e usava uma peruca verde.
Tristoleto trabalhava no circo a divertir as crianças. Com as suas palhaçadas, conseguia que as crianças se rissem muito, à gargalhada.
Um dia, depois do trabalho, foi para a porta do circo descansar, e… adormeceu. Apareceu uma “palhaça” pequena que fez cócegas nos pés do palhacito Tristoleto.
A “palhaça” pequena chamava-se Risoleta porque era muito alegre. Ela usava uns suspensórios às riscas que prendiam um vestido às bolas vermelhas. O seu cabelo era às cores, como o arco-íris.
Com a sua alegria Risoleta fez feliz o palhaço Tristoleto. Ele convidou-a para trabalhar com ele, no circo. Ficaram muito amigos e, mais tarde, começaram a namorar.
Para celebrar o Dia de São Valentim, Tristoleto preparou uma carta de amor para a sua namorada. Depois enviou a carta pelo correio. Nessa carta, ele agradecia-lhe por ela ter mudado a sua vida, para melhor.