JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Entrevista

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Entrevista ao professor Rui Machado

Nov/2015 por EB23JMS - alunas do 8ºC



Esta entrevista foi realizada ao professor Rui Machado, da Escola EB 2ª e 3ª Ciclos José Maria dos Santos, que é docente de Educação Musical. É professor nesta escola há trinta anos. Este trabalho foi-nos solicitado pela professora de Português, Ana Pardal.


Bruna, Nádia e Patrícia - Ó professor Rui Machado, a sua paixão sempre foi a música? Desde quando percebeu que esta era a sua vocação?
Professor Rui Machado - Sim sempre foi a música desde os 11 anos. Comecei a cantar aos 11 anos de idade canções do Festival da Canção que dava na RTP. Depois comecei a cantar na escola, porque realmente os meus colegas descobriram que eu cantava, sei lá… para os amigos, para a turma toda, sem música nenhuma, punham-me à frente e lá cantava as músicas dos festivais da RTP.
Bom, vocação, vocação propriamente dita, a partir dos 15 anos. Nessa altura recebi uma viola pelo Natal e, ao recebê-la, fui logo aprender a tocar. Passado um ou dois meses, a tocar com os meus amigos, comecei a ligar a minha voz à viola e, a partir daí, percebi que fazia as coisas mais ou menos bem. Os outros também diziam, num grupo de quatro ou cinco colegas, “tu és o melhor!” Pronto, eu cantava naturalmente; aquilo para mim era normal cantar e tocar e a partir daí percebi que tinha de ir para o Conservatório, conhecer malta da música e tudo relacionado com a música.

Bruna, Nádia e Patrícia - Há quanto tempo é professor nesta escola? Quando iniciou a sua atividade, não havia tantos recursos/ instrumentos nas salas de aula. Acha que era mais difícil lecionar nesse tempo?
Professor Rui Machado - Ora isto para o século XVIII… (Risos) Estou a brincar, hum… já foi há muito tempo, sei lá… comecei para aí com dezanove quase a fazer vinte anos, portanto há uns trinta anos, mais ou menos. Já fui professor de outras gerações atrás da vossa, da dos vossos pais, tios… eu era um puto, como professor, vá lá…
Não era mais difícil lecionar, porque eu levava sempre a viola às costas e com ela ia dar uma aula, está respondido.

Bruna, Nádia e Patrícia - Na sua opinião a figura do professor deve ser valorizada?
Professor Rui Machado – Sempre! Então?! Já eu valorizava os meus professores também! Dava- -lhes muita atenção, porque queria aprender! Eu acho que se as pessoas querem aprender mesmo, devem valorizar o papel do professor. Vocês sabem que eu estou ali… sei que para alguns é um bocadinho “seca”, para outros não, porque querem estar a aprender, mas o meu papel é ensinar, independentemente de uns terem mais vontade que outros.

Bruna, Nádia e Patrícia - Qual o conselho que o professor daria a quem quiser seguir esta profissão?
Professor Rui Machado - Primeiro tem que seguir a sua própria vocação. É preciso ter vocação para a música. Infelizmente, neste país, não se pode ser somente músico. É preciso dar aulas, são poucas as pessoas que vivem só da música, portanto… olha tem de ter muita vontade e gostar mesmo de música acima de todas as outras coisas… e depois tem de seguir para a escola certa.
Esta entrevista foi realizada ao nosso professor de Educação Musical e com ela quisemos homenagear o “Dia do Professor”, uma profissão muito importante, porque sem a sua existência não sabíamos escrever ou ler, já que hoje em dia é preciso ter estudos para tudo.

(Texto com supressões)

Realizado pelas alunas Bruna Alves – 8ºC; Nádia Silveiro – 8ºC e Patrícia Sena 8ºC



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top