Mai/2017 por 4º K - EB Zeca Afonso
No dia 24 de abril a turma 4ºk da EB Zeca Afonso iniciou o trabalho de Expressão Plástica sobre o 25 de abril.
Esse trabalho foi feito em homenagem às pessoas que lutaram pela Liberdade.
O trabalho de consistiu em dois grandes cravos vermelhos, feitos em madeira, onde escreveram palavras importantes relativo a esse dia. Plantaram os cravos, depois de pintados e secos, num grande vaso de terra com pedras à volta. O vaso foi colocado à entrada da escola para ser partilhado com todos os que desejam e respeitam a liberdade.
Foi também feito um trabalho escrito que contém informações relativas ao 25 de Abril de 1974.
Parabéns aos alunos!
A revolução do 25 de abril ocorreu em Portugal e pôs fim à ditadura. Na madrugada de 25 de abril de 1974 um grupo de militares autointitulado MFA, levou a cabo um golpe militar que ficou conhecido como “A revolução dos cravos”. As tropas foram comandadas pelo general Spínola, o capitão Salgueiro Maia e outros capitães de abril. O capitão Salgueiro Maia pediu uma audiência com o chefe do governo, Marcelo Caetano. Conseguiu que ele deixasse o governo e saísse de Portugal.
Até essa altura, os portugueses não podiam votar nem dar a sua opinião. Havia censura e tantas regras, que os portugueses achavam já que não tinham liberdade nenhuma.
Para conseguirem fazer a revolução, sem serem descobertos, os militares inventaram senhas para saber quando dar início à operação:
1ª Senha: a música “E Depois do Adeus” escrita por Paulo de Carvalho.
2ª Senha: a música “Grândola Vila Morena “ escrita por Zeca Afonso!
Há muito mais informação sobre o 25 de abril, mas estes foram os factos que nós achamos mais importantes.