JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Cometa "C/2022 E3 (ZTF) " passa pela Terra

Mar/2023 por Jornet



Em 1985 o cometa Halley tornou-se visível durante algum tempo, mas agora é possível avistar outro cometa, o "C/2022 E3 (ZTF) ", mais conhecido como “Cometa Verde”. Pensa-se que esta designação tem a ver com interação entre a luz do Sol e o carbono diatómico (substância química verde e gasosa).

O "C/2022 E3 (ZTF)" é um pequeno corpo rochoso gelado, com o diâmetro de apenas um quilómetro. Este cometa foi descoberto em março de 2022 pelo programa "Zwicky Transient Facility" (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin, no Observatório Palomar, na Califórnia.

Durante o mês de janeiro atingiu o ponto mais próximo ao Sol e o gelo no seu núcleo passou para o estado gasoso, libertando uma longa cauda que reflete a luz do astro-rei (o Sol).

Segundo os modelos atuais, os cometas vêm ou do cinturão de Kuiper, localizado para além da órbita de Neptuno, ou da nuvem de Oort, uma imensa área localizada a quase um ano-luz do Sol, no limite do seu campo gravitacional. Este cometa "vem inicialmente da nuvem de Oort", refere o astrofísico do Observatório de Paris-PSL, Nicolas Biver, após estudar a sua órbita. Desta vez, provavelmente, ele "sairá do Sistema Solar de uma vez por todas", diz Biver.

Os cientistas esperam aprender um pouco mais sobre a composição dos cometas, em especial graças ao poderoso Telescópio Espacial James Webb. "Não é o cometa do século, mas estamos felizes por poder assistir a cometas como este a cada um ou dois anos, pois consideramo-los vestígios da formação do Sistema Solar", explica o astrofísico.

O objeto espacial pode ser visto à noite com um bom par de binóculos ou mesmo a olho nu, desde que o céu esteja claro, não haja poluição luminosa e o brilho da Lua não incomode. Vamos aproveitar para visualizar o cometa "C/2022 E3 (ZTF) ", porque segundo os astrofísicos tão cedo não passará pelo nosso planeta Azul, a que chamamos Terra.

Texto adaptado, https://www.dn.pt/ciencia/cometa-vai-cruzar-o-ceu-apos-50000-anos-e-podera-ser-visto-a-olho-nu-15616306.html



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top