JORNET - Jornal Escolar AEJMS
Sem registos.
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

PRODUÇÃO DE TEXTO NARRATIVO A PARTIR DE IMAGENS

Fev/2016 por Departamento de Línguas - Português



Para estimular a imaginação, a criatividade e a leitura, foi dinamizada uma atividade de escrita de texto narrativo a partir de imagens, durante o 2º período, na aula de Português.


Este tipo de atividade é muito rico do ponto de vista pedagógico, uma vez que o uso de imagens sequenciadas e a BD, parecem, de certa forma, simplificar bastante a compreensão dos alunos quanto à interpretação e produção de textos, facilitando-lhes a aprendizagem, uma vez que percebem melhor as mensagens implícitas e explícitas.
Para além disso, estimulam a imaginação e a criatividade, levando-os a escrever mais livremente e sem medo. A leitura do “seu texto”, é também por si só, um estímulo à leitura.


Estratégias seguidas:
* Aos alunos foi distribuída uma ficha com uma sequência de imagens.
* Os alunos começaram por fazer o relato oral das imagens, escrevendo depois cada um a sua história.
* Posteriormente, foi feito o aperfeiçoamento dos textos, corrigindo-se quer a ortografia e a pontuação quer o sentido das frases, o encadeamento e sequência das mesmas.
* Finalmente, cada aluno leu em voz alta o texto produzido e copiou-o, usando o WORD.




AS PARTIDAS DO GOZÃO


O Francisco ia feliz no seu caminho, no meio da estrada, a cantar, quando ouviu atrás de si um barulho:
- Piii, piii…
E assustou-se e foi a correr para o passeio. Quando chegou ao passeio, viu um Gozão com uma buzina na mão e ficou muito aborrecido. Mais tarde, o Francisco foi novamente caminhar para a estrada. Ia a pensar na partida que o Gozão lhe fez, quando ouviu outra vez:
- Piii, pii…
Pensou que era outra vez o Gozão e não saiu da estrada. Continuou a ouvir a buzina e disse:
- Já não me enganas mais.
Mas não era o Gozão. Era um menino numa bicicleta. Entretanto, a bicicleta atropelou-o e ele caiu no chão e foi para o hospital com uma perna partida.
Passados uns dias, o Francisco voltou ao lugar onde tinha sido atropelado. E lá viu o Gozão outra vez com aquela buzina. O Francisco, com a perna partida, escondeu-se atrás da árvore.

Inês Martins nº7 9ºC
1/2/2016





BRINCADEIRAS PERIGOSAS


Daniel vai feliz no seu caminho, a cantar, quando ouve atrás de si um barulho:
- Piii, Piii…
Era o Bruno a fazer uma partida ao Daniel.
O Daniel ficou muito aborrecido e continuou a caminhar pela estrada. A certa altura, ouviu outra vez fazer:
- Piii, piii… e não saiu da estrada.
Afinal era o David que estava na sua bicicleta e Pum! Pum! Atropelou-o. Partiu o pé.
Passados uns dias, o Daniel foi ao lugar para ver se o Bruno continuava a fazer brincadeiras parvas e perigosas. E lá estava ele.

Ivone Lopes, nº9 9ºC
1/2/2016





O GOZÃO


O Diogo vai feliz no seu caminho, a cantar, quando ouve atrás de si um barulho:
-Piii, Piii…
Ele estava correr no meio da estrada quando encontrou um menino que tinha uma buzina. O menino que tinha a buzina começou a apitar, a apitar, a apitar… O Diogo fugiu para o passeio e ficou muito zangado por causa do menino que estava a gozar com ele.
O Diogo, no dia seguinte, voltou ao mesmo lugar, no meio da estrada, e estava contente. Depois, veio um menino chamado Cenoura que estava a andar de bicicleta e quando o viu na estrada apitou. O Diogo não saiu pensando que era o menino gozão da buzina. Foi atropelado.
No dia seguinte, o Diogo foi ao lugar onde teve o acidente. Apareceu outra vez o menino que tinha a buzina, o gozão, e o Diogo escondeu-se atrás da árvore porque tinha muito medo dele.

Diogo Mendes nº5 9ºC
1-02-2016





A BUZINA


O Mamado vai feliz no seu caminho, a cantar, quando ouve atrás de si um barulho:
-Piii, Piii…
O Mamado assustou-se muito e fugiu para o passeio e viu que era um rapaz com uma cara de brincalhão e com uma buzina na mão. Ele não gostou nada da brincadeira!
Mas, depois continuou no mesmo sítio, no meio da estrada.
Veio outro rapaz de bicicleta e apitou, para ele sair, mas ele, pensando que era o brincalhão da buzina, não saiu e aconteceu… Zás! Pum! Foi atropelado pela bicicleta.
E no dia seguinte voltou ao lugar, mas ia de muletas com uma perna partida. E o Mamado apareceu outra vez a gozar.

Ivan Nazarenko nº8 9ºC
1/2/2016



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top