JORNET - Jornal Escolar AEJMS
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

ENTREVISTA COM…

Abr/2019 por Jornet



Miguel Pereira tem 11 anos e pratica Kick Boxing, no Ginásio Vivência Explosiva, em Pinhal Novo, e em 2018 foi medalha de Bronze, no Campeonato Regional de Kick Boxing, que decorreu em Mafra.

J- Quais os motivos que te levaram à escolha desta modalidade?
MP- Bem... o primeiro motivo foi um gosto pessoal. Sempre gostei de desportos de combate. Depois, foi a influência da minha família. Muitos foram pugilistas (o meu bisavô e o meu avô do lado da mãe). Esta modalidade dá-me autocontrole físico, psicológico e gosto de fazer coisas diferentes. Por isso experimentei o Kick Boxing.

J- Como são os teus treinos?
MP- Após a vénia inicial, os treinos começam com o aquecimento básico, tal como outra modalidade desportiva. Depois passamos à técnica: treinamos e aperfeiçoamos movimento a movimento. De seguida partimos para os “Plastrons” (sacos pequenos que colocamos nas mãos, para acompanhamento), e passamos para os treinos a par, onde fazemos sequências de mãos, de pés, etc. No final da aula realizamos um jogo interativo com proteção, tendo em conta a experiência. O treino termina com uma pequena vénia, tal como começou. Treinamos de meias ou ténis, mas combatemos descalços.

J- Quantas vezes treinas por semana?
MP- Duas vezes por semana. Cada treino tem a duração de uma hora e trinta minutos.

J- Segundo a tua opinião, quais são as vantagens de praticar esta modalidade?
MP- Um maior autocontrole psicológico, uma maior preparação física, ganhamos mais experiência para mantermos a calma, para nos defendermos, diariamente e em caso de “acidente”, de um assalto, por exemplo.
Separamos melhor as coisas umas das outras, temos autocontrole: parar, respirar, pensar e agir. Ganhamos para a vida e para o futuro.

J- Quais os objetivos para este ano?
MP- Este ano gostava de participar em mais competições, passar de cinturão, ter uma maior técnica, mas para isso tenho de treinar. Gostaria de ganhar uma medalha de prata ou de ouro… Conto com a ajuda do Mestre Calado. O meu Mestre preocupa-se comigo, ensina-me muitos valores, e agradeço-lhe muito tudo o que tem feito e faz por mim, e pelos meus colegas. Sou muito grato por tudo.

J - Como concilias a prática desta modalidade com os estudos?
MP- Basicamente estudo todos os dias. Esforço-me mais nas aulas e em casa, para depois estar concentrado só nos treinos, sem outras preocupações. Organizo as ideias e as obrigações para estar concentrado nos treinos.

J- Quem pode praticar Kick Boxing?
MP- Toda a gente, mas não vamos comparar uma pessoa de onze anos, com uma de sessenta anos. Os movimentos serão diferentes. Nós temos um colega mais velho que treina connosco. Só temos de ter algum cuidado com a alimentação quando estamos nas competições, para controlarmos o peso.

J - Atletas conhecidos de Kick Boxing...
MP- Nuno Neves e Diogo Calado.

O Jornet agradece a colaboração do aluno e do Encarregado de Educação.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top