JORNET - Jornal Escolar AEJMS
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

CLUBE DE CIÊNCIAS

Abr/2018 por Departamento de Matemática e Ciências Experimentais



Neste segundo período, o Clube de Ciências continuou a surpreender os nossos “aspirantes a cientistas” com muitas experiências e aventuras.

Logo no início, começaram por investigar os bons e maus condutores de corrente elétrica, aproveitando-se também para explorar conceitos básicos de circuitos elétricos e testá-los.

Posteriormente, quisemos surpreendê-los com uma “explosão” de cores. Realizaram uma experiência que lhes permitiu compreender os conceitos de substâncias miscíveis e não miscíveis e de tensão superficial.

Na continuidade da experiência anterior, partiram para o mundo das esferas de óleo que flutuam.

Não querendo quebrar a onda de explosões, os nossos pequenos cientistas aventuraram-se pela investigação dos vulcões. Testaram uma erupção vulcânica explosiva e uma efusiva (calma).

Quisemos ainda que partilhassem mensagens secretas…

E depois, o que se seguiu? O tal slime de que tanto falavam! Com a persistência de um bom cientista, lá convenceram as professoras a testar uma receita da internet…

Seguiu-se um quebra-cabeças… Como encher um balão sem soprar?

E até usámos o gás, que se libertou durante a reação química, como extintor, para apagar uma vela.

E outro quebra-cabeças… Como colocar um ovo dentro de uma garrafa? Muitas ideias surgiram, mas, no final de contas, é tudo uma questão de diferenças de pressão… Fácil!

Para terminar em grande, desafiamos os nossos cientistas a construírem um forno solar. Estão prestes a terminar e já estamos todos a imaginar aquela tosta de queijo fantástica amiga do ambiente!

Foram muitos os desafios do 2º período, outros se seguirão… Os nossos aspirantes a cientistas continuam muito empenhados e com vontade de experimentar. Esperam-se mais surpresas e descobertas...



# ACONTECEU NA BE



VISITA DA ILUSTRADORA ANA RITA ANDRADE


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top