JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Entrevista

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Entrevista com a professora Lina Martins

Nov/2015 por EB23JMS - ALUNOS DO 8ºC



Como é ser professor hoje em dia?

A professora selecionada para esta entrevista foi a nossa professora de Matemática, por ser uma das pessoas que mais convive com os alunos, não só como professora, mas também como amiga. Chama-se Lina Isabel Gonçalves Pereira Martins, trabalha na escola José Maria dos Santos há 13 anos e tem 21 anos de serviço.


Entrevistadores - O seu sonho sempre foi ser professora de Matemática? Conte-nos um pouco do momento em que teve de escolher o seu curso.

Professora Lina – Não, na vossa idade queria ser médica pediátrica, mas como a média dos exames não foi tão alta como a exigida, para o curso de medicina, e podendo só concorrer a seis pares de cursos de faculdade, coloquei a Matemática em 2º lugar, porque sabia que tinha mais possibilidades.

Entrevistadores - Como é ser professora hoje em dia?

Professora Lina - É desgastante, porque a maior parte do tempo estamos a gerir situações de comportamento e não a ensinar a nossa área científica, mas continua a ser desafiante em termos de relacionamento com o outro.

Entrevistadores - Geralmente os alunos têm maior dificuldade na disciplina de Matemática. Concorda com esta afirmação?

Professora Lina - Concordo porque está muito enraizado (há um preconceito de que a Matemática é difícil) e não vendo os alunos algum gosto pela disciplina são muito tentados a desistir, sem tão pouco se esforçar. Os pais também os desculpabilizam muito pelo insucesso na Matemática.

Entrevistadores - Que vantagens e desvantagens há na sua profissão? 

Professora Lina – Bem, ter um ordenado certo é uma vantagem, porque se eu estivesse num trabalho aberto não teria essa hipótese, a outra vantagem é estar frequentemente na área científica que mais se gosta. Eu sempre tive prazer em dar aulas e conviver com os alunos. Quanto às desvantagens, não é uma profissão que termina quando se sai da escola.

Entrevistadores - Preparar uma aula exige muito trabalho?

Professora Lina – No início mais, mas com os anos de experiência torna-se menos demorada. Só quando se pretende fazer outra atividade, aí sim, dá mais trabalho em preparar a ficha, caso contrário, não. 

Andreia Lourenço nº4 - 8ºC

Diogo Pinto nº12 - 8ºC

Diogo Mendes nº13- 8ºC



JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top