JORNET - Jornal Escolar AEJMS
JORNET - Jornal Escolar AEJMS

O fantástico e o maravilhoso na perspetiva de Pedro Simões (ator) e de Guilherme Gamito (ilustrador)

Fev/2017 por Biblioteca



Pedro Simões e Guilherme Gamito, ator e ilustrador, visitaram a nossa Biblioteca no dia 11 de janeiro para conversarem com os alunos sobre a presença do fantástico e do maravilhoso na literatura.

Com muito entusiasmo e expressividade, Pedro Simões fez a leitura dramatizada do conto «AS TRÊS PENAS» dos Irmãos Grimm, transportando os alunos para dentro da «história», questionando-os sobre o que iria acontecer às personagens, pedindo-lhes que indicassem os elementos fantásticos, os oponentes e os adjuvantes. Teceu breves considerações sobre a simbologia do número três e do número sete, presentes nos contos tradicionais.
Os alunos conhecendo já as categorias da narrativa, participaram numa atividade de escrita criativa flash com empenho e entusiasmo.

Simultaneamente, Guilherme Gamito ilustrava o conto dramatizado. De forma simpática e cativando os alunos, confidenciou que “…sempre gostou de desenhar e que em criança os seus brinquedos preferidos eram os lápis, as canetas e o papel para ilustrar tudo o que via.”

Os convidados também quiseram transmitir conselhos e sugestões para “aguçar” a criatividade dos alunos, tais como: registar o que de mais significativo se passa à sua volta, através das palavras ou do desenho; guardar os registos; recuperar, um dia mais tarde, esses trabalhos com o intuito de desenvolver projetos (livros, desenhos, entre outros), como tão bem ilustram as suas palavras: “Comecem agora enquanto são pequenos e façam tudo com paixão. Treinem e aperfeiçoem-se, porque na vida tudo exige esforço e dedicação”.

Foi uma manhã diferente, quer pela partilha de ideias e de opiniões dos presentes quer pela mensagem transmitida pelo ator e pelo ilustrador, bem como pelos momentos de boa disposição vivenciados.

O encontro terminou com uma sessão de autógrafos.

Os professores agradecem à TEXTO EDITORA os momentos agradáveis passados e a colaboração prestada no prosseguimento do grande objetivo que é o de “Formar Leitores”.


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top