JORNET - Jornal Escolar AEJMS

PORTUGUESMENTE

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

A propósito do Natal

Fev/2022 por Departamento de Línguas - Português



Depois de terem feito um brainstorming sobre o Natal, os alunos do 6ºH e do 6ºK foram convidados a escrever sobre um momento ou situação especialmente feliz, que tivesse ocorrido nas recentes três semanas de férias. Eis alguns dos seus relatos.

O meu dia especial das férias

Tudo começou quando fui à casa dos meus tios, na última semana de férias.

Os meus primos estavam bem animados, mas eu não percebia porquê. Perguntei o que se passava à minha prima e ela, muito divertida, foi até à cozinha e trouxe uma caixa de cartão com dois coelhinhos anões, um macho e uma fêmea. A minha tia pegou num e deu-mo dizendo que o coelhinho era para mim! Nesse momento fiquei tão feliz que nem sabia o que fazer!

ALICE – 6ºH










SONHOS E RISOS

Nas minhas férias de Natal, eu, a minha mãe e os meus irmãos ficámos em casa. Recebemos a visita do nosso pai e ele deu-nos algumas prendas e prendas para os meus irmãos.

Apesar de não festejarmos o Natal, como ele festeja, deu-nos prendas na mesma.

Não tive assim um momento em que possa dizer que estive feliz, porque o que eu mais desejo ainda a minha mãe não o pode concretizar: é ter um animal de estimação, um cão ou um gato. Mas tive muitos momentos de muitas gargalhadas com a minha mãe porque ela é muito engraçada.

Denise Quitério – 6ºH









FESTA DE ANIVERSÁRIO


Foi no dia 23 de dezembro.

Fomos de sacos cheios de prendas para a casa do meu avô, que mora em Coimbra.

Estávamos prestes a celebrar o aniversário da minha mãe. Os meus tios fizeram uma comida deliciosa, bacalhau e peru, e depois de muitas risotas com piadas hilariantes, fizemos uma pequena festa, cheia de gargalhadas e com um bolo delicioso, de que eu gostei muito; depois, a minha mãe abriu as prendas. Ela gostou do que recebeu mas eu, como não tinha prenda "física" para lhe dar, dei-lhe uma prenda emocional, sob o lema "o meu presente é estar presente"!

Esta foi, para mim, a melhor festa de aniversário em que já estive. Foi sem dúvida um momento bem feliz!

INÊS CABAÇO – 6º H







UM DIA FELIZ

Foi no dia 2 de janeiro.

Eu e a minha família acordámos e fomos ao quarto do meu irmão dar-lhe os parabéns. Em seguida, arranjámo-nos para sair, porque íamos almoçar num restaurante.

De tarde, andámos nos carrinhos de choque e em várias outras diversões. Comemos churros e divertimo-nos imenso.

Por fim, à noite, fomos para a casa da nossa mãe. Jogámos monopólio e outros jogos com uns amigos e contámos os parabéns ao Tomás.

Laura Trindade – 6ºH









MOMENTOS FELIZES

Uns dias antes do Natal, a minha mãe desafiou-me a preparar arroz doce com ela.
Como nunca tinha exprimentado fiquei entusiasmada e segui as instruções da minha mãe. Claro que eu meti uma coisinha a mais mas, no final, correu tudo muito bem.

Mara Niculeasa









ANIVERSÁRIO NATALÍCIO

O que vou contar aconteceu no dia 24 de Dezembro de 2021, na casa dos meus padrinhos.

Este dia, além de ser véspera de Natal, é o dia de aniversário do meu pai.

A tarde começou com cantarmos os parabéns ao aniversariante e até à noite foram feitos alguns jogos em família. Na hora de jantar comemos os pratos tradicionais desta época e à meia-noite foi a abertura das prendas que é sempre a altura mais esperada do dia.

Mas a prenda mais importante deste Natal foi podermos ter a família toda reunida, uma vez que desde há dois anos não estávamos todos juntos devido à pandemia. Estivemos todos testados e em segurança.

Este sim, foi o verdadeiro Natal em família!

Gonçalo Barbosa – 6ºK






UM DIA FELIZ

O que vou contar aconteceu na véspera de Natal, na minha casa.

Depois de almoço eu, os meus pais, a minha irmã e o meu irmão começámos a preparar as coisas para a noite de Natal.

Preparámos os aperitivos, os jogos e a mesa onde a família se iria sentar para comer e conversar.

Passado algum tempo, chegaram a minha tia e as minhas primas com dois sacos cheios de prendas e um com sonhos, filhoses, pudim, sumos e muito mais.

Enquanto a minha mãe e a minha tia acabavam de preparar as coisas, eu e as minhas primas ficámos a jogar e a brincar com o meu irmão.

Quando eram quase 18:00, chegaram os meus avós e o meu tio.

À hora de jantar a família juntou-se toda à mesa a conversar. Depois, chegou o momento de abrir as prendas. A família sentou-se toda na sala enquanto eu, a minha irmã e a minha prima líamos as etiquetas dos presentes e os distribuíamos.

Esse foi o momento de que mais gostei porque ainda melhor que um presente é ter presente quem amo!

Inês Duarte - 6ºK







O MEU ACONTECIMENTO FELIZ

O meu dia de Natal foi passado em minha casa, na companhia dos meus pais, irmão, tios e primos.

Começámos por almoçar. Havia lasanha e polvo à lagareiro, eu preferi lasanha. Também havia alguns doces mas eu não comi.

Depois de arrumarem a cozinha, a minha mãe chamou-me para irmos abrir os presentes. Eu senti-me muito contente porque não sabia o que ia receber. Após abrir os presentes fiquei muito feliz com o que recebi.

Foi um feliz Natal !

Rafael Martins - 6ºK






MOMENTOS FELIZES

Nestas minhas férias houve vários momentos em que me senti feliz.

O primeiro de todos aconteceu três dias antes do Natal, quando eu e a minha mãe estivemos a fazer filhoses. Depois, no dia 24, também gostei muito de uma caminhada que fizemos, a seguir ao almoço. Adorei o jantar de “roupa velha” que a minha avó preparou e, acima de tudo, gostei da passagem de ano que foi o meu melhor presente.

Rodrigo Fonseca - 6ºK








O MEU DIA PREFERIDO NAS FÉRIAS

Tudo se passou na véspera de Natal.

Acordei entusiasmada, pois era o meu dia preferido do ano.

Depois do almoço eu, os meus pais e a minha irmã começámos a preparar tudo para a noite de Natal. Estava muito feliz por saber que os meus avós, tios e primas lá estariam naquela noite.

Quando já estavam quase a chegar, comecei pôr as guloseimas em cima da mesa.

Mal ouvi a campainha corri para a porta com um sorriso de orelha a orelha. Quando entraram cumprimentei-os com um beijinho e um abraço e fui logo buscar alguns jogos que tinha deixado na sala.
Sentei-me no chão com as minhas primas e a minha irmã e começámos a jogar. Jogámos vários jogos como “O Detetive” que é um jogo muito engraçado.

O tempo passou a correr, já era hora de jantar. Na noite de Natal, como sempre, bacalhau com espinafres.

Depois do jantar houve muita conversa e brincadeira. Era para abrir as prendas à meia-noite, mas o meu irmão mais novo já estava com sono e então abrimos antes.

Antes de entregar as prendas, eu, a minha irmã e uma das minhas primas dizíamos o nome do destinatário de cada presente e foi muito divertido.

A véspera de Natal foi o dia mais feliz das minhas férias porque vi que todos tinham um sorriso no rosto, o que, para mim, é um motivo de felicidade.

Sofia Duarte – 6ºK



UM SUSTO QUE ME FEZ FELIZ

Foi na véspera de Ano Novo.

Estávamos a comer alguns petiscos, quando ouvimos um barulho, algo a chiar na janela. Abrimos a janela, e o meu cão veio disparado até mim: ele estava com medo dos foguetes!

Então, pela primeira vez, consegui pegá-lo ao colo! Senti-me tão feliz! O Kiko começou a lamber-me a cara mas, quando recomeçaram os fogos de artifício, ele fugiu para o corredor. Por mais que eu gritasse “Kiko, não tenhas medo”, ele não parou até chegar ao último quarto. Aproximei-me e lá estava ele, todo encolhido. Deixei-me ficar, durante um bocado, e ele acabou por se aninhar ao pé de mim. Nessa altura sorri e pensei: “ O ano já começou bem!”

Eva Fernandes – 6ºH





A VÉSPERA DE NATAL

O que vou contar aconteceu na véspera de Natal. Fizemos as malas, agarrámos nos presentes que tínhamos comprado para a família e fomos para a casa dos meus primos, que residem numa pequena vila chamada Cabrela, que pertence ao concelho de Montemor-o-Novo.

À chegada foi uma grande animação, pois já não estávamos juntos há muito tempo. Alguns dos nossos familiares tinham vindo de férias, da Alemanha, onde moram.

Durante a tarde estivemos a preparar a comida e a pôr a mesa, para que à noite estivesse tudo pronto para a nossa ceia de Natal.

Para além da preparação do jantar, também houve tempo para brincar e fazer vários jogos entre todas as crianças, foi muito divertido.

Aproximando-se a noite, fomos para a mesa, onde comemos e conversámos muito.

Ainda faltava algum tempo, para a chegada da meia-noite, então fomos fazer uma caminhada pela vila, foi muito divertido e bonito vê-la toda enfeitada com luzes de Natal.

À meia-noite, fizemos a troca de prendas e fomos dormir.

Este Natal foi um dos melhores da minha vida, pois termos ficado em casa no Natal passado, sem amigos e familiares, apenas eu, a minha irmã e os meus pais, fez com que tudo este ano se tornasse diferente e especial.

Laura Carolino – 6ºH



O NATAL DO 6ºH

O Natal é…

…enfeitar a árvore de Natal e comer peru…

…receber presentes e decorar a casa …

…ir à Serra da Estrela e brincar com bolas de neve…

…comer bacalhau……ajudar a minha mãe a fazer os doces…

…comer bolo-rei, cantar músicas de Natal e abrir presentes…

…rir com a família, beber chocolate quente e ficarmos ali sentados à espera da hora de abrir os presentes…

…um tempo de férias em que gosto de estar com a família, mesmo não fazendo nenhuma comemoração em especial…

…fazer bolachas com a minha mãe…

…ver filmes em família…

…comemorar a fraternidade…

…comer sonhos bem quentes…

…decorar a casa com sinos e a estrela de Natal…

…brincar com os primos e primas e comer a comida da minha avó…

…uma época mágica para ser vivida com as pessoas de quem mais gostamos…

…FAMÍLIA!


O NATAL DO 6ºK

O Natal é…

…a família toda reunida, os jogos, piadas e conversas que temos…e também a saudade dos que já partiram…

…fazer a árvore de Natal, comer bacalhau, bolo-rei e sonhos, esperar pela meia-noite para abrir os presentes e ter toda a família junta, em casa dos meus avós…

…ir à Serra da Estrela e brincar na neve…

…enfeitar a casa, ouvir músicas de Natal, fazer bolos, comer sonhos e rabanadas abrir os presentes, mas acima de tudo estar com a família…

…uma grande festa lá em casa…

…ver filmes, ouvir músicas de Natal e montar o presépio…

…comer os doces da minha avó…

…ver os primos e primas que não encontramos todos os dias…

…receber a família, passar o tempo a fazer jogos e a ver filmes, comer arroz doce e sonhos…

…doces, lareira acesa, gargalhadas, presentes…

…troca de prendas, um jantar cheio de conversas e risos…

…beber chocolate quente e comer as bolachinhas feitas pela avó…

…ter toda a família feliz, até as tias e primas chatas…

…olhar para o céu e desejar a alguém muito importante para mim um Feliz Natal!


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top