JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Ateliês Multidisciplinares – dia 21 de fevereiro

Mai/2020 por Jornet



Neste ano letivo o Departamento de Línguas desenvolveu as suas atividades na Biblioteca Escolar, na sala TIC2 e na Sala de Estudo, onde os alunos, organizados em grupo, utilizaram o computador num jogo idealizado pelos professores do Departamento, “Línguas Online”, respondendo a perguntas sobre as disciplinas de Português, Inglês e ainda sobre a Sustentabilidade como tema aglutinador destes ateliês. As atividades apresentadas foram planificadas com o objetivo de ir ao encontro dos conteúdos das disciplinas envolvidas e os alunos puderam aplicar as aprendizagens realizadas nas aulas, mas de forma mais dinâmica e de forma transversal, com aspetos ligados ao ambiente. As atividades apresentadas foram muito bem recebidas pelos alunos, tendo participado de forma muito empenhada e entusiasta.

O ateliê multidisciplinar do Departamento de Ciências Sociais e Humanas envolveu as disciplinas de História e Geografia e a escolha da atividade obedeceu ao tema geral "A sustentabilidade". A atividade decorreu em três momentos:
1) Apresentação de um PowerPoint sobre a definição e os vários tipos de sustentabilidade.
2) Visionamento de um excerto do filme "Tempos modernos" em que o objetivo era mostrar as condições de trabalho dos operários nas primeiras fábricas do século XIX, em que a insustentabilidade e a exploração eram regra.
3) Debate sobre o filme, através de um PowerPoint com perguntas orientadoras.
A atividade cumpriu os objetivos previstos, tendo os alunos mostrado interesse e participado de forma ativa na mesma.

No que diz respeito ao Atelier de Ciências Naturais e de acordo com o tema aglutinador “A SUSTENTABILIDADE”, foi apresentado para as turmas do 2º ciclo, um pequeno vídeo de animação em que se mostrava os diversos erros diários que uma determinada família cometia de modo a prejudicar e alterar o ambiente global do planeta como somatório de todos os outros erros cometidos por todas as outras famílias. No fim, apontava para algumas formas de contrariar este mal, para o qual todos nós de forma mais ou menos consciente temos contribuído. Depois era apresentado um PowerPoint com imagens do vídeo que dava origem a um curto debate sobre o que tinha sido visualizado. Para as turmas do 3º ciclo, foi organizado um atelier cujo tema era a biodiversidade relacionada com a sustentabilidade do planeta, concretamente a importância dos fungos neste processo. Foram desenvolvidas algumas atividades práticas relacionadas com estes organismos.

O Atelier de Expressões foi desenvolvido em duas salas distintas com a oferta de duas atividades também distintas.
Na sala B10 foi pedido aos alunos que desenhassem ao som da música que ouviam. Pedia-se que escutassem e que transferissem para o papel, usando materiais riscadores (lápis de cera e canetas de feltro (marcadores)) as sensações que essa audição lhes causava. A música foi tocada ao vivo por dois professores de Educação Musical, que também as escolheram. Os alunos desenharam ao som da música em papel de cenário.
Na sala B9 foi mostrado um filme animado enquadrado no tema “Proteção Ambiental – sustentabilidade” – “Homem” de Steve Curts. Depois de visto o filme, foi proposto aos vários grupos de alunos que pensassem no assunto e produzissem uma frase sobre o tema. A frase foi depois desenhada num balão de fala, que nos remete para a comunicação em BD. Estes balões de fala, recortados em cartolina e com várias formas “obrigavam” os grupos de alunos a enquadrarem o tipo de frase relativamente à forma do balão. (Balão de fala, de fala coletiva, fala alta, de sussurro, pensamento, …).
Os balões foram (alguns), colocados no exterior do recinto da escola. Esta atividade foi interrompida com o fecho das escolas devido à doença do coronavírus, Covid 19. Pensamos colocar os balões suspensos pelo recinto da escola no reinício das atividades.
Todos os professores em funções estiveram a promover as atividades tendo havido dois grupos distintos para a manhã e para a tarde.

Este ano, no ateliê de Educação Física em parceria com Educação Especial, os alunos puderam experimentar jogos de outros tempos. Tração à Corda, “Tiro” ao alvo, Gincana com corrida de sacos e equilíbrio da batata na colher de pau, foram os jogos tradicionais que os grupos/turma experienciaram. Os alunos participaram com entusiasmo nas várias atividades. Criar figuras geométricas com o tangram foi outra das tarefas que os alunos tanto gostaram. Todos os grupos realizaram as quatro atividades, registando os resultados das competições num cartão entregue a cada um. Foi um dia em cheio, em que a sustentabilidade foi o tema comum e onde todos “brincaram” por um mundo melhor."



# ACONTECEU NA BE



ENCONTRO COM O ESCRITOR E ILUSTRADOR NUNO CARAVELA


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top