JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

5 DE OUTUBRO - DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Out/2017 por Jornet



A função de ensinar é muito anterior ao processo de criação das primeiras instituições de ensino. Antes mesmo que a escrita fosse desenvolvida, a oralidade, conjuntamente com outros processos de comunicação, tiveram a função de transmitir aquilo que era considerado importante. Com o nascimento do alfabeto e consequentemente da escrita (as várias escritas) surgiu a necessidade de haver pessoas preparadas para o ensino de certas habilidades, como, por exemplo, para o exercício da função de escriba ou mesmo para o exercício de habilidades físicas. A pessoa encarregue da educação das crianças era o tutor/professor. Assim foi na Antiguidade.
Durante a Idade Média “nasceram“ as primeiras instituições de ensino, as universidades. Ao longo dos séculos a arte de ensinar e a Pedagogia foram-se aperfeiçoando e o ensino estendeu-se a todas as classes sociais.
Recordam-se os nomes de alguns Professores e Pedagogos que, ao longo dos tempos, se destacaram pelo contributo que deram à educação e ao ensino.
Sócrates, filósofo e professor grego. Criou o Método Socrático um tipo peculiar de pedagogia.
Platão, filósofo e professor grego. Fundou a primeira instituição de Educação Superior do mundo ocidental.
Aristóteles, filósofo grego. Foi o fundador de o Liceu, em grego [Λύκειον].
Charles-Michel, abade francês. Desenvolveu, no século XVIII, um sistema de sinais para alfabetizar crianças surdas e com deficiências na fala. Esse abade fundou, em 1755, a primeira escola para surdos.
Pestalozzi, pedagogo e educador, nasceu em 1746 na Suíça. Foi o pioneiro da Pedagogia Moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais.
Fröbel , pedagogo e educador, nasceu em 1782 na Alemanha. Foi o fundador do primeiro Jardim de Infância.
Louis Braille nasceu em 1809 em França. Desenvolveu o Braille, um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.
João de Deus foi poeta e pedagogo. Nasceu em 1830 em Portugal. Propôs a utilização de um método de ensino da leitura assente numa Cartilha Maternal por ele escrita.
Maria Montessori, médica, católica, pedagoga e educadora, nasceu em 1870 em Itália . Ficou conhecida pelo método educativo que desenvolveu, Método Montessori, que ainda hoje é usado.
John Dewey, filósofo e pedagogo. Nasceu em 1859 nos EUA. É considerado o expoente máximo da Escola Progressiva norte-americana.
Decroly, médico, psicólogo e pedagogo. Nasceu em 1871 na Bélgica. O “Método Global” encontrou sólido apoio numa teoria que desenvolveu.
Paulo Freire nasceu em 1921 no Brasil. Desenvolveu o Método de Alfabetização de Adultos.

A todos os PROFESSORES desejamos um FELIZ DIA DO PROFESSOR!


# Mensagem de Ano Novo da Direção do Agrupamento

Ler +

# SEXUALIDADE: A CULPA É DO TABU…

Ler +

# Parceria com o Jornal do Pinhal Novo

Ler +


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top