JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

UM OLHAR E UMA PRÁTICA DIFERENTE

Mai/2017 por EB23JMS



Naquele dia, os alunos, cheios de dinamismo e entusiasmo, percorreram as salas da Escola para, de um modo lúdico, aprenderem. Aperceberam-se que os saberes não são estanques e que se cruzam uns com os outros.

Com os Ateliês Multidisciplinares quisemos apresentar uma nova perspetiva sobre o conhecimento em geral e mostrar-lhes quão importante é estar na Escola para poder desfrutar das maravilhas da aprendizagem!

Puderam ainda apreciar as múltiplas facetas dos professores (atores, programadores, cantores, golfistas…), através das atividades que dinamizaram nos diferentes ateliês.

Quando os alunos chegavam aos ateliês comentavam uns com os outros o sucesso das atividades.

A Maria e o Francisco conversavam baixinho:

- História?! Pois é! Fomos recebidos por Vasco da Gama que nos convidou a entrar na sua “nau”: “As armas e os barões assinalados…” - disse a Maria.
- Oh! Que engraçado! Estamos no ateliê de Português e parece que estamos na aula de Matemática. Este exercício é um grande problema! – Afirmou o Francisco.
- Experiências e mais experiências. Adivinhas no ateliê de Ciências?! - Espantou-se a Maria.
- Sim, mas não te esqueças que, por alguns minutos, no Departamento das Expressões, fomos nós os ilustradores e demos asas à imaginação. Incrível! – Exclamou o Francisco.
- E que giro o mini golfe! Aquela atividade desportiva fascinou-me. Havia bolas que ultrapassavam todas as fronteiras e campos - referiu a Maria.
- Pois é, aprendemos que o percurso da bola tem a ver com a velocidade e força com que é lançada, como temos visto em Físico-Química – explicou o Francisco.
- E quando entrámos no mundo da Música? Sentimo-nos autênticos poliglotas! Cantámos em várias línguas. Foi fixe - disse a Maria.
- E de repente, demos um pulinho até Londres, não te esqueças disso! – Exclamou o Francisco.
- Eu vi monumentos fantásticos! Quem me dera lá ir… - suspirou a Maria.
- E em Educação Moral? Foi tão importante! – Exclamou o Francisco.
- Olha, eu fiquei a saber que os escuteiros aprendem a usar cordas e nós. Gostei muito da mensagem do cartaz que dizia “Com quantos mais fios for entrelaçada uma corda, tanto mais sólida será.” – Disse a Maria.
- E o que é que isso significa? – Interrogou o Francisco.
- Significa que quanto mais conhecimento obtivermos, mais fortes nos tornaremos! – Afirmou a Maria.
E assim terminou um dia cheio de atividades divertidas.


# Projeto “ A Formação Não é Só o Saber”

Ler +

# EMOÇÕES…

Ler +

# Dia Internacional do Professor

Ler +


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top