JORNET - Jornal Escolar AEJMS

NOTÍCIAS

JORNET - Jornal Escolar AEJMS

Cidadania e Igualdade de Género

Dez/2016 por Sala 2 - JI Vale da Vila



“Todos fazemos tudo”, foi o livro escolhido, com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres brincando no âmbito da temática da Cidadania e da Igualdade de Género. Este apareceu sob a forma de jogo combinando diferentes personagens e atividades. Fizemos um livro com as imagens que mais gostámos e as pessoas que estas nos sugeriram.

Jogámos ao jogo “Viver em Igualdade. Explorámos as cartas procurando os pares e dizendo as tarefas que cada um podia realizar. Virámos as cartas e jogámos à memória. Fizemos um painel que ilustra o nosso “entender coletivo” de que queremos e temos direito a viver em igualdade fazendo ambos (género feminino e masculino) tudo.
Vimos um conjunto de imagens de homens e mulheres a realizarem tarefas domésticas/de lazer. Através do desenho representámo-nos na nossa família.

Chegámos a algumas conclusões: “As mulheres e os homens fazem as mesmas coisas.”; “O meu pai faz o comer e a mãe faz o comer. Em casa os dois trabalham.”; “Devemos viver em igualdade, é que as pessoas podem fazer tudo: os homens podem andar de moto, as mulheres também podem, as mulheres podem lavar o chão e os homens também podem.” Eu gostei muito de fazer o desenho, da mãe a regar as flores, o das tarefas e o das cartas. Gostei de tudo!”

Os meninos e as meninas da sala 2 do JI Vale da Vila


# ACONTECEU NA BE



VISITA DA ILUSTRADORA ANA RITA ANDRADE


JORNET - Jornal Escolar AEJMS

 

Top